A Psicologia do Desenvolvimento

A Psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivo-emocional e social . Para criar-se comparativos, acompanha-se desde o nascimento até a idade adulta dos indivíduos. 

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia, construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta, como mencionado anteriormente. Dentre essas teorias, destaca-se a do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget. 

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental (uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais) e ao crescimento orgânico. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida, enquanto outras estruturas são substituídas a cada nova fase da vida do indivíduo. 

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos. 

Finalmente, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores: 

Hereditariedade - a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. 

Crescimento orgânico - refere-se ao aspecto físico. 

Maturação neurofisiológica - é o que torna possível determinado padrão de comportamento. 

Meio - o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. 

O Desenvolvimento Humano aborda também quatro aspectos básicos. São eles: 

Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. 

Aspecto intelectual - é a capacidade de pensamento, raciocínio. 

Aspecto afetivo-emocional - é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências, sensações. Ou seja, o sentir. 

Aspecto social - é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Todas as teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que esses quatro aspectos são indissociados, mas elas podem enfatizar aspectos diferentes, isto é, estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um dos aspectos. É um estudo, poderia dizer, metonimático, onde, pela parte pode-se inferir um todo, relacionando informações e resultados numa rede de raciocínios.

0 comentários:

Postar um comentário